top of page

CBJJE vale menos do que CBJJ?

Essa pergunta ronda academias e treinos de competições pelo Brasil a fora e ontem tivemos dois campeonatos Brasileiros ao mesmo tempo, o Brasileiro sem kimono CBJJ e o Brasileiro com Kimono e sem Kimono CBJJE e finalmente eu decidi pensar a respeito, afinal CBJJE vale menos que CBJJ ou não?


Que a IBJJF é a federação com mais prestígio nós sabemos, mas o motivo disso acontecer não está tão claro para todo mundo, afinal apenas a partir de 2019 começaram a pagar premiação em dinheiro, coisa que a CBJJE faz desde sua concepção em 2007.


E com um pouco de pesquisa, coisa que vocês podem fazer por vcs mesmos assim que terminarem de ler esse post, eu cheguei a conclusão que a IBJJF é simplesmente o exemplo perfeito de como a audiência sempre foi a moeda mais importante do mundo.


Para quem não sabe, a IBJJF é uma empresa privada, com um dono, chamado Carlinhos Gracie Jr. o mesmo dono da Gracie Barra e o mesmo dono do maior veículo de imprensa do mundo do jiu-jitsu de 1990 a 2010 (começando a perder força só depois que as redes sociais ganharam tamanho).


Fundada em 1994 por Carlinhos Gracie Jr.,  rapidamente a Gracie Magazine (depois Graciemag) liderou a mídia esportiva do jiu-jitsu com edições especiais, dicas de treino, posições de jiu-jitsu e notícias de campeonatos. Pra quem é da época, lembra de outros concorrentes como a revista tatame, a revista nocaute e a revista pegada, porém muito menos relevantes e com cobertura muito menor que a Graciemag.


No mesmo ano, Carlinhos funda também a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a qual é amplamente divulgada na principal e única revista especializada em jiu-jitsu da época.


O primeiro campeonato mundial da CBJJ/IBJJF acontece em 1996, dois anos depois da criação da federação e, desde a primeira edição já possui cobertura integral do evento pela Graciemag, o que se tornou tradição e o mundo do jiu-jitsu todo aguarda esse evento anual.


Não é difícil agora ligar os pontos e entender o que aconteceu. Como a CBJJE foi criada em 2007 apenas, não possuía apoio da principal cobertura midiática do esporte, sua relevância sempre foi muito menor dentro do cenário do jiu-jitsu, o erro da CBJJE não foi criar eventos piores, mas sim foi um erro de branding.


O próprio dono da CBJJE cita a federação como “palco de revelação de talentos”, basicamente dizendo que o evento serve apenas para que as novas estrelas tenham onde competir, mais um erro de branding na minha opinião.


Agora vem a conclusão: CBJJE vale menos que CBJJ? Pra mim não. Entendendo a realidade do Brasil e vendo os atletas lutarem e vivendo com eles nas arquibancadas, possivelmente a CBJJE valha mais que a CBJJ.


Tudo bem, no meio do jiu-jitsu vc tem muito mais prestígio ganhando um Brasileiro CBJJ do que um CBJJE, mas e pro padeiro do seu bairro, no interior do Mato Grosso, que soube que vc pegou um ônibus, viajou até São Paulo e se sagrou Campeão Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo?


Esse cara vê um potencial em um atleta, investe no esporte o pouco que tem e acaba ajudando a formar a próxima estrela da modalidade. A CBJJE tem um papel importante do meio do jiu-jitsu e eu acho injusto comparar as duas federações.


A CBJJ decidiu seguir a elite para divulgar o esporte (um dos motivos da CBJJE existir é o dono Moises Muradi, não querer a elitização do esporte), decidiu mostrar o jiu-jitsu no maior palco do mundo (os Estados Unidos) usou a mídia e contratos de transmissão (FloGrappling) para aumentar o alcance do esporte nas camadas mais elitizadas.


Por causa da CBJJ/IBJJF e do seu Branding Joe Rogan, Keanu Reeves, Demi Lovato… e muitos outros atores Hollywoodianos treinam jiu-jitsu e furam a bolha para as mais diversas academias no Brasil.


A CBJJE decidiu seguir o ciclo de divulgação local, priorizando os atletas iniciantes e trazendo mais oportunidades para o crescimento de pequenas bolhas de atletas. Sem a premiação em dinheiro da CBJJE, os campeonatos não premiariam em dinheiro para atrair público (o que dificultaria a vida dos aspirantes a atletas), sem o evento em São Paulo todo ano, atletas não teriam duas chances para conquistar um titulo que traria a possibilidade de um patrocinio de 200 reais que vai ajudar ele a continuar se formando.


Atualmente a CBJJE segue inovando, por ser uma federação menor ela pode fazer isso muito melhor do que a IBJJF, atletas PCD tem espaço garantido nas competições, aumentando o alcance do Para Jiu-Jitsu, talvez, em breve, teremos academias de para jiu-jitsu pelo Brasil todo e se isso acontecer a CBJJE foi pioneira, novamente.


Fora os campeonatos nogi para faixa branca, um circuito anual de competições a um preço acessível no país todo, sistema de ranking (o da CBJJ/IBJJF copiou o da CBJJE). Acho que já coloquei meu ponto aqui: A CBJJE é tão importante quanto a CBJJ, talvez não do jeito que vcs queiram, mas ontem, com a arena lotada, todo mundo vibrando a vitória dos seus alunos e familiares, deixou claro pra mim uma coisa: A comparação é o ladrão da alegria.


Continuem lutando.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A Nobre Arte de Apanhar Bem

No Jiu-Jitsu, existe uma virtude pouco celebrada, mas absolutamente essencial: a arte de apanhar bem.Não se trata de romantizar a derrota...

 
 
 
Jiu Jitsu e seus valores

Por alguém que vive há alguns anos dentro do tatame. No Jiu-Jitsu, aprendemos cedo: quem só ataca, cansa. Quem só resiste, quebra. No...

 
 
 
Pegada no kimono

A pegada no kimono é uma das primeiras coisas que a gente aprende no jiu-jitsu. Mas também é uma das primeiras que a gente aprende...

 
 
 

Comentários


bottom of page