Quedas - Pegadas (Kenka Yotsu)
- Lawrence Luna
- 4 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Se, após definir sua base, o adversário inverter a dele, você encontra-se em Kenka Yotsu.

A base de Kenka Yotsu é a base mais comum nas lutas de jiu-jitsu, porque normalmente é a base mais confortável de se ficar.
Você não sente a pressão das pegadas do adversário com tanta facilidade, mas não se engane, o que você busca não é estar confortável, mas sim, deixar o seu adversário desconfortável.
Na base de Kenka Yotsu existem as três mesmas situações que encontramos na base de Ai Yotsu, para entrar o golpe podemos bloquear a pegada, estourar a pegada ou "contornar" a pegada.
Quando bloqueamos a pegada do adversário em Ai Yotsu sempre temos acesso às costas do adversário, como mostrado abaixo.

Porém devemos considerar o fato de que o adversário não permanece parado para que possamos correr para as costas todas as vezes.
Dessa forma o primeiro golpe que podemos fazer é o Sumi Gaeshi, ou balãozinho.

Um detalhe importante aqui é a proximidade com que você executa essa posição e a necessidade de manter as pegadas até o final. Muitos sumi-gaeshis acabam com ambos os atletas de pé, pois falta controle na finalização do golpe.
Já no caso do adversário conseguir pegar no nosso kimono, temos que trabalhar da mesma forma. Em Kenka Yotsu a pegada ideal é por dentro do braço dele. Sendo muito mais difícil para a execução dos golpes caso você deixe o braço por fora do braço do adversário.
Para fazer a pegada por dentro do braço do adversário nunca devemos ficar sem nenhuma pegada no kimono. Abaixo eu mostro como o simples fato de usar as duas mãos facilita minha entrada de pegada e dificulta o bloqueio do adversário.

Ao fazer a pegada interna, estique seu braço e pegue na sua própria gola para estourar a pegada do adversário. Ao estourar a pegada seu ataque vai ser a Single Leg.
Não faça a Baiana (morote gari), pois com a base em Kenka Yotsu é muito simples de se defender esse movimento fazendo o Sprawl.

No caso da pegada estar muito forte você enfrentará dificuldades para avançar. Repare que, diferente de quando a base é de destro (pé direito a frente) e a pegada de canhoto (mão esquerda na gola e direita na manga), quando o adversário se posiciona completamente de canhoto fica difícil de se aproximar sem estourar a pegada.

Quando eu não posso empurrar o adversário, minha única opção é puxar. Eu não recomendo a utilização de nenhum golpe em que você vire de costas para o seu adversário, porém, nesse caso, se você não executar um golpe virando de costas você não sairá do lugar.
Muito provavelmente ficará travado e não conseguirá mais nada. Por isso, praticar o Eri Ippon Seoi Nage é uma ótima opção para assustar seu adversário e aumentar o dinamismo da luta.
Repare como, nesse caso, minha mão segue por cima do braço dele, muitas vezes propositalmente, algumas vezes porque ele não deixa eu fazer a troca de pegadas.
Por isso desconsidere a pegada dele e "contorne-a", ajoelhando entre as pernas dele e fazendo-o girar.

Para uma boa execução do Eri Ippon Seoi Nage, comece virando o pé da frente para facilitar o movimento de ajoelhar.
Revisando então suas três opções de golpe em Kenka Yotsu, bloqueie a pegada e vá para as costas, bloqueie a pegada e vá para as costas. A segunda opção, passe sua pegada por dentro e estoure a pegada, assim que estourar entre na single leg. A terceira opção inverta sua base virando seus pés e entre o Eri Ippon Seoi Nage.

Por fim, entre o sumi gaeshi como golpe "bônus" do bloqueio de pegada, quando o adversário não te permite ir para as costas.

Gostou desse post?
Quer aprender como ter resultados na sua disputa de quedas HOJE, sem ter que treinar judô e sem ter que se expor à nenhum risco de lesão? Clique no botão abaixo.



Comentários