top of page

Quedas - Rolamentos

Rolamento de frente


O primeiro passo para um bom rolamento de frente é abrir as pernas e colocar uma perna na frente e a outra para trás.


A mão oposta à perna que você colocou na frente vai no chão, formando um tripé com seus dois pés e uma mão.

O próximo passo é enfiar a mão livre no entre as pernas, com a intenção de buscar a perna que ficou atrás.


Após, você avança o joelho da frente, com a intenção de tocá-lo no chão, essa postura vai fazer com que você execute o rolamento naturalmente, sem bater nenhuma parte do seu corpo.


Para executar o rolamento para o lado direito, você deve colocar a sua perna direita à frente. Para executar o rolamento para o lado esquerdo, você deve posicionar a sua perna direita à frente.

Rolamento para a esquerda
Rolamento para o lado direito

O rolamento perfeito começa para o lado direito e termina com a base para fazer um próximo rolamento para o lado esquerdo e vice versa.


Repare que esse rolamento começa com a perna esquerda à frente e se encerra com a perna direita à frente.

É importante notar que a perna de trás inicia o movimento esticada e termina esticada.

Dessa forma, ao fazer os rolamentos em linha, você consegue executar os rolamentos para ambos os lados, não precisando de muito ajuste na execução do movimento.


Rolamento de costas


O rolamento de costas começa com um agachamento enquanto você se mantém na posição de cócoras.


Na posição de cócoras você vai manter-se abaixado na ponta dos pés e colocar o queixo no peito e a orelha no ombro.


O próximo passo é deitar e bater ambas as mãos no tatame ao mesmo tempo que você joga a perna por cima do ombro, onde não tem a cabeça, para que você faça um rolamento seguro e sem correr o risco de virar o pescoço.



Rolamento pousando de joelhos

Por fim, termine o movimento e pouse sobre os joelhos.


Existem três variações do rolamento de costas. A primeira pousando sobre os joelhos, a segunda não deixando o joelho encostar no chão e a terceira caindo diretamente em pé.



Rolamento sem encostar o joelho
Rolamento ficando de pé

Os três rolamentos são corretos, a diferença entre eles é o grau de dificuldade, NÃO TENTE FAZER INDISCRIMINADAMENTE ESSES ROLAMENTOS.


Comece pelo mais fácil e vá para o mais difícil, a ideia é aproveitar o treino por completo, evitando a monotonia e se desafiando a todo tempo a ser melhor.

Cambalhota


Para executa uma cambalhota você o primeiro passo é ficar de cócoras e juntar as mãos em forma de triângulo e posicioná-las no meio das pernas.
Após esse movimento, suba seu quadril e coloque o queixo no peito. Assim como demonstrado acima.
Agora distribua o seu peso para cima dos braços.

Por fim, faça um leve impulso com as pernas e não deixe os joelhos descolarem do peito.

A cambalhota perfeita deve ser executada sem a necessidade de usar as mãos para levantar.

Estrelinha


A estrelinha é um movimento acrobático obrigatório para todo adulto e criança. Você deve ter uma boa estrelinha para entender como seu corpo funciona.


Não tenha medo de treinar ela aos poucos, aqui eu mostro como você pode fazer a estrelinha sem risco de se machucar e com progressão de carga.

Posicione ambas as mãos ao lado do corpo com os dedos na direção oposta a que você está olhando.
Após o posicionamento das mãos dê um pulinho e termine virando de frente para onde começou.
Quando pegar mais confiança, comece o mesmo movimento de pé, mas continue dando o mesmo pulinho.
Ao adquirir força nos braços, faça a estrelinha jogando todo o peso do corpo nas mãos e a executando para a direita e para a esquerda.

Queda Lateral


A queda lateral vai auxiliar o seu corpo a treinar para os movimentos de queda. Antes de saber jogar o seu adversário você deve aprender a cair. A ideia é executar o movimento de caída perfeitamente antes de começar a treinar as quedas com mais afinco.

Sentado no chão coloque a mão no peito e caia para trás, batendo a mão ao lado do corpo.
Repare na posição correta da mão, ela não é nem muito afastada, nem muito colada no corpo. Esse é o detalhe mais importante.
A primeira queda lateral mais real é executada de cócoras e batendo o braço do lado do corpo.
Após algumas repetições de cócoras, comece em pé e posicione a mão no peito, chutando a perna para frente.
Após o chute, faça um leve agachamento com a perna de apoio e deixe o corpo cair no chão. Aqui o ideal é que a mão bata o mais forte que você conseguir no chão, ela que vai ajudar a amortecer a queda.
Quando já estiver mais proficiente, use a queda lateral para parar o rolamento de frente. Essa é exatamente a maneira que seu corpo vai ser projetado durante uma queda.
Aqui de outro ângulo, repare a posição da mão e dos pés, ambos batem no chão ao mesmo tempo para ajudar o posicionamento do corpo e evitar lesão.

Quanto mais forte você conseguir bater a sua mão no chão melhor será o posicionamento do seu corpo para executar o a queda lateral. Quanto melhor for o posicionamento do seu corpo durante uma projeção, mais difícil é de se machucar durante a defesa de um golpe.


Gostou desse post?


Quer aprender como ter resultados na sua disputa de quedas HOJE, sem ter que treinar judô e sem ter que se expor à nenhum risco de lesão? Clique no botão abaixo.




Comentários


bottom of page